WinSCP Não Mostra Ficheiros .htaccess

watch_later quinta-feira, julho 30, 2015

Há uns tempos atrás, respondi a uma dúvida num dos forums da rede Stack Exchange acerca de um problema sobre não conseguir visualizar ficheiros `.htaccess` na plataforma WinSCP, e achei que deveria ser interessante ter isso aqui documentado também em Português.

O WinSCP (Windows Secure Copy) é um cliente/software de SFTP, FTP, WebDAV e SCP grátis de código aberto para o sistema operativo Microsoft Windows. A sua principal função é proteger a transferência de ficheiros entre um computador remoto e um local. Existem outros clientes FTP (File Transfer Protocol) para o Windows tais como o Filezilla etc. que foi o primeiro Cliente que comecei a usar, mas por sugestão de vários Desenvolvedores Web decidi experimentar o WinSCP que afirmam ser um Cliente FTP melhor.

Para poderes visualizar ficheiros `.htaccess` no WinSCP certifica-te que tens a opção `"Show Hidden Files"` ativada,

Por norma o WinSCP já vem com a opção `"Show Hidden Files"` ativada, mas outras vezes esta opção vem desativada como já me aconteceu várias vezes. Para ativar esta opção basta pressionar as teclas (Ctrl+Alt+H), ou também podes fazê-lo acessando:

```
preferences => Panels => Show hidden files
```

Na janela preferences, clica em `"Panels"` que se encontra situado no menu do lado esquerdo da janela de preferências e em seguida nas opções do lado direito, marca ou desmarca a caixa `"Show Hidden Files"` para mostrar ou ocultar os ficheiros.



WinSCP, FTP, htaccess, ficheiros, escondidos, ocultos, mostrar, filezilla, smartFTP, putty